Conciliação Bancária
A conciliação bancária é o link do financeiro do sistema com o banco, ela assegura que os registros estejam alinhados para controle e transparência.
A conciliação é feita diariamente afim de detectar erros, prevenir fraudes, promove agilidade no dia a dia, facilitar a tomada de decisões e integração dos dados.
O procedimento permite verificar todas as transações realizadas como: pagamentos, recebimentos, transferências, tarifas bancárias e juros.
É importante destacar que todos os lançamentos do sistema estejam corretos, visando sempre os detalhes de valores, taxas cadastradas, autenticações de cartão e dados do favorecido.
Com o extrato do banco em extensão OFX, salve na pasta ArquivosSistema.
Importante:
· Gerar o arquivo sempre com o vencimento do dia anterior, e realizar a conciliação diariamente.
· Utilizar relatório de vencimentos a pagar e remessa a pagar para facilitar a visualização das duplicatas. (Dúvidas contate o suporte).
Remessa de conta a pagar: Gere a remessa para que no relatório seja indentificadas
Selecione o período que irá gerar e marque as duplicatas. Clque em salvar e o arquivo será salvo na pasta ArquivosSistema.
Diferente do receber que gera um registro para o banco e existe o retorno, a remessa do a pagar é somente a seleção das duplicatas no período de vencimento para visualização no relatório de vencimento a pagar.
Relatório de vencimento a pagar
Para que as duplicatas da Remessa sejam identificadas selecione na opção Enviado ao banco como SIM ou TODOS
Agora que já tem os dados e relatórios em mãos, já pode iniciar a sua conciliação bancária!!
Aqui estão alguns tipos de registros comuns em conciliações para se familiarizar:
Pix
Tarifas
Juros
Multas
Resgates (transferências entre contas)
Aplicações (transferências entre contas)
Pagamento de fornecedores
Folha de pagamento
Antecipação de cartão.
Recebimento de débito.
Passo 1
Pré conciliadas: O sistema automaticamente vincula valores que são iguais. Verificar se realmente bate descrição, valor, favorecido.
Em casos de divergências, entender o motivo e corrigir o lançamento no sistema.
Passo 2
Estabelecer as próximas duplicatas, sendo critério da empresa e conforme o banco disponibiliza os registros.
Selecionar o registro a ser conciliado com duplo clique. Filtrar conforme necessário a duplicata e selecionar com enter.
Importante: Quando selecionado uma duplicata com valor diferente, o sistema irá apresentar a diferença e não deixará concluir até ser selecionado todas os registros correspondentes com o valor, que pode ser um montante ou não, em casos de valor errado, verificar e corrigir.
Resgates e transferências
São aplicações de contas que devem ser feitas pelo botão de transferência da tela.
Transferir do portador do resgate para o portador aplicação. E assim o contrário da aplicação para o resgate.
Exemplo:
Obs.: Cadastrar portadores da conta, e planos de contas de transferência entre contas ou resgate e aplicação especificamente.
Tarifas, multas e juros
Em casos de duplicatas com tarifas, juros ou multas acrescidas no valor da duplicata. É necessário criar um lançamento manual para que o valor total seja conciliado corretamente.
Clique em cadastrar dentro da tela de conciliação.
Após ter criado, basta selecionar todas as duplicatas para que juntas dão o valor que consta pago no extrato. O mesmo serve para registro com um montante no extrato que somam várias duplicatas no sistema.
Pronto, agora você já sabe a base da conciliação, é claro que os registros variam conforme o banco e a empresa trabalha. Se você tem alguma dúvida específica, entre em contato com o suporte.
Para acompanhar as conciliações realizadas, os relatórios de conciliação para facilitar a gestão e acompanhamento são:











